Quem somos

Conheça Nossa História

  • FAEP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO PAULISTANA

A história da INEQ, mantenedora da Faculdade de Educação Paulistana - FAEP, está atrelada diretamente aos seus fundadores, professores de escola pública da região noroeste, comprometidos com a melhoria da qualidade do ensino público da educação básica. Eles percebiam um déficit qualitativo na formação dos educadores locais, e com a criação do INEQ - Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, desenvolveram atividades educacionais diversificadas, com educadores da região, que privilegiavam a realização de cursos de treinamento, atualização, extensão cultural destinados a professores, estudantes de pedagogia e licenciatura, CEI (Centro de Educação Infantil) prefeituras e secretarias de educação, Universidades e Instituições não governamentais. O INEQ é fruto direto da experiência no magistério na educação básica e superior de seus idealizadores. Para tanto conjuga à sua atuação as mais variadas investigações acadêmicas, desenvolvidas pelo seu corpo docente com a complexa dimensão escolar a da apropriação cultural. Retomando princípio que privilegiam uma práxis educacional consciente e constituindo autores para os desafios da contemporaneidade, o trabalho desta instituição inclui as discussões e problematizações das transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que possibilitam uma prática educativa planejada e reflexiva como referência social para a apropriação da cultura em suas diferentes formas.

Neste contexto a FAEP estabeleceu como missão “Transformar a vida das pessoas por meio da Educação e promover a prática do bem, da justiça, da democracia e da cidadania para uma sociedade fraterna” e como visão “ser referência em educação de qualidade, presencial e a distância, e ser reconhecida como uma instituição comprometida com o desenvolvimento humanístico e intelectual das pessoas

A IES está inserida em São Paulo que é hoje a 14ª cidade mais globalizada do planeta e decima nona cidade mais rica do mundo, o município representa isoladamente, 12,26% do PIB brasileiro e 36% de toda produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no país. Sua população na região metropolitana é de aproximadamente 20 milhões habitantes, segundo o IBGE (2016) a sexta metrópole mais populosa do mundo, somada ao complexo metropolitano estendido chega a 29 milhões, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. O IDH do município atingiu em 2010 a marca de 0,919 ao passo que a taxa de analfabetismo do último censo demográfico do IBGE foi de 4,9%. São 14,9 milhões de turistas por ano (OTE e FIPE, 2010). Segundo o Data Folha, mais da metade da população diz morar na periferia.


O crescimento da FAEP nos últimos anos foi orientado pelo PDI, elaborado em 2012 e atualizado em 2018, resultado de trabalho conjunto e participativo da comunidade acadêmica, com o objetivo de proporcionar um salto qualitativo no desempenho das atividades, seja na reorganização acadêmica, como administrativa, implantando uma gestão mais comprometida com resultados. Este crescimento quantitativo implicou não só a consolidação de uma nova estrutura institucional, como também a inserção de novos integrantes à proposta política e pedagógica.

Missão

Transformar a vida das pessoas por meio da Educação e promover a prática do bem, da justiça, da democracia e da cidadania para uma sociedade fraterna.

Visão

Ser referência em educação de qualidade, presencial e a distância, e ser reconhecida como uma instituição comprometida com o desenvolvimento humanístico e intelectual das pessoas.

Valores

Honestidade, justiça, comprometimento com o próximo, responsabilidade social, respeito, conhecimento, alegria.

about

Formações

As formações oferecidas pela FAEP são organizadas em diferentes formatos para atender as necessidades dos profissionais interessados e para concretizar uma educação de qualidade social

Público

Nos últimos anos, a FAEP tem conquistado um público diversificado envolvido em outras áreas que exigem formação educacional, porém, com sujeitos que não atuam diretamente em escolas.

Missão

Transformar a vida das pessoas por meio da Educação e promover a prática do bem, da justiça, da democracia e da cidadania para uma sociedade fraterna.

Entre em contato

Tem alguma dúvida ou precisa de mais informações sobre os cursos, contate nossa equipe para mais informações.

Faculdade de Educação Paulistana - FAEP
Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema - FAETI